No campo da arquitetura, é comum notar em muitos projetos uma certa predileção dos arquitetos pelo emprego de materiais e elementos arquitetônicos em seu estado aparente ou bruto, como alguns preferem chamar. Com o intuito de expor a materialidade da estrutura de um edifício, é frequente, sobretudo em projetos de reformas, um processo de retirada de forros e revestimentos. Essa busca pela retomada de um estado anterior da construção — ainda sem o acréscimo de elementos para cobrir a estrutura, tubulações, canos e eletrodutos — transforma esses espaços em lugares onde não há nada a esconder.
Deve-se considerar, no entanto, que para conceber projetos com estruturas aparentes, são necessários alguns cuidados. No caso do concreto, por exemplo, a atenção à exposição do material às condições ambientais, a especificação correta de resinas e vernizes, a proteção das ferragens, a utilização e disposição das fôrmas e a correção de imperfeições são algumas das cautelas a serem tomadas para uma melhor execução, desempenho e durabilidade da estrutura. Para conhecer mais sobre essas e outras dicas para explorar de forma mais certeira as possibilidades do concreto aparente, leia este artigo.
A seguir, apresentamos uma série de 12 projetos de interiores no Brasil que ressaltam as cores, texturas e formas originais da estrutura a partir da decisão de mantê-la aparente.